Ouvidoria: Diálogo e Convivência – Ciclo de Debates


Aconteceu no dia 22 de maio de 2017 no auditório 119 do prédio 6, Campus Canoas, promovido pela ouvidoria da Universidade Luterana do Brasil, o projeto “Ouvidoria: Diálogo e Convivência” – Ciclo de Debates, 1ª edição, intitulada “Nosso Papel na Construção do Projeto de Sociedade Contemporânea”.

Com a participação dos professores debatedores Edgar Kirchof, Karla Saraiva e Leandro Cordioli o evento abordou temas ligados a moral, ética, tolerância e respeito à diversidade. Após a intervenção dos docentes o espaço foi aberto para a participação de todos os 88 alunos presentes compondo 17 cursos distintos, dentre eles: administração, publicidade e propaganda, direito, jornalismo, marketing, educação física, fonoaudiologia e medicina veterinária.

“Também é papel da ouvidoria criar e propor espaços de diálogo e reflexão como instrumentos de resposta às demandas com as quais trabalhamos. A abertura destes canais proporciona o fortalecimento de nossa Instituição e a construção efetiva de uma comunidade de aprendizagem.” comentou o ouvidor.

Clique aqui para visualizar as fotos

FNOU

Pós-Graduação em Gestão de Ouvidorias da Universidade de Pernambuco - UPE


Objetivo: Preparar profissionais especializados na Gestão de Ouvidoria com competência e habilidades técnicas políticas e humanos para ser um agente no desenvolvimento da qualidade nos serviços de produtos públicos, principalmente no tocante no estabelecimento na relação de respeito com o cliente.
Período de inscrição: 10/07 a 11/08/2017, presencial na Secretaria de Pós-graduação FCAP, no bloco C, 2ª andar, no horário das 13h às 20h.

Para mais informações clique no botão abaixo:

Clique aqui

FNOU

35º Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria com módulo opcional para Educação


A Associação Brasileira de Ouvidores – Secção Santa Catarina e a OMD Soluções para Ouvidorias promovem de 26 a 28 de setembro de 2017 a trigésima quinta edição do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, em Florianópolis (SC). O curso aborda, sobretudo, assuntos pertinentes ao dia a dia com o objetivo de preparar o Ouvidor e sua equipe para os desafios no desempenho desta função. O curso contempla ainda o módulo opcional para certificação de ouvidorias para Educação, com apoio do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU). Mais informações no site www.omd.com.br, e-mail: omd@omd.com.br, telefones (11) 3280-2980 /  (48) 4009-3800.
Para mais informações clique no banner abaixo


FNOU

XVII Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU


Estão abertas as inscrições para o XVII Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU, que será realizado em São Paulo - SP, na UNESP (campus da Barra Funda), de 16 a 18 de Agosto de 2017. A participação no evento é gratuita, garantidas vagas aos 100 (cem) primeiros inscritos/confirmados, que deverão realizar as devidas inscrições até o dia 06/08/2017 (impreterivelmente) somente no site do FNOU. Os participantes devem estar atentos ao preenchimento correto do nome (completo) e do e-mail no formulário eletrônico de inscrições, uma vez que com estes dados serão emitidos os Certificados de Participação e será realizado o envio da mensagem de confirmação da inscrição no evento;

Para acessar a Programação CLIQUE AQUI.

Para efetuar a inscrição CLIQUE AQUI.

FNOU

III Encontro de Ouvidores da Região Sul


No dia 18 de maio de 2017 aconteceu o III Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas, realizado na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo (RS). Durante o evento foram debatidos assuntos relevantes à área de Ouvidoria, bem como foram realizadas duas palestras: “Melhores Práticas em Ouvidoria”, com Mario Nelson Alves Jr., membro da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman e proprietário da empresa OMD Soluções para Ouvidorias; e “Mediação de Conflitos em Ouvidoria”, com a professora de Direito da Feevale, Lisiane Carraro. A  Ouvidora da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e vice-presidente Região Sul do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU, frisou a relevância do encontro, pois “essas oportunidades são de extrema importância para que haja o debate e a troca de conhecimento, além de proporcionar o fortalecimento das Ouvidorias e das universidades como ambientes democráticos, abertos ao diálogo”. O evento reúne ouvidores universitários de diversas instituições de ensino superior (IES) da região sul e antecede o Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU, que este ano acontecerá de 16 a 18 de agosto, em São Paulo, na UNESP.








FNOU

II Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas de Pernambuco


Evento Promovido pela Associação de Ouvidores / Ombudsman - ABO (Seccional Pernambuco) Público: Ouvidores Associados da ABO e Rede de Ouvidores / Estudantes Universitários e Sociedade Dia 28/03/2017 - 8h30m - Auditório da ATI (Antigo prédio da RFFSA) Av. Rio Capibaribe, 147 - São José - Recife - PE Inscrições Gratuitas pelo email: abo.pe@hotmail.com Informações: (81) 3183 3676 (Alcione) / (81) 99133 9923 (Rosário)

FNOU

Semana de Ouvidoria e Acesso a Informação


Nos dias 14, 15 e 16 de março, a Ouvidoria-Geral da União (OGU) realiza a Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, no auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. O evento promoverá diversas atividades, com o objetivo de ampliar o conhecimento e a discussão de assuntos relativos ao trabalho das ouvidorias e de temas de acesso à informação, na busca da melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos.

Neste ano, os temas principais a serem abordados serão o papel das ouvidorias no combate à corrupção, mecanismos inovadores de desburocratização e de interação entre sociedade e Estado e o uso do Direito de Acesso à Informação como instrumento de proteção do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos. Participe!

ATENÇÃO - Mudança de local dos eventos dos dias 14 e 16 de março!

Como houve bastante procura pela Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação 2017, os locais de realização de alguns eventos foram alterados para poder atender todos os interessados. 

A Reunião Geral de Ouvidorias 2017, no dia 14 de março, e o Seminário Internacional de Transparência e Acesso à Informação, no dia 16 de março, ocorrerão no Auditório do Tribunal Superior do Trabalho (TST), localizado no Setor de Administração Federal Sul - Quadra 8 - Lote 1 – Brasília/DF. Já as Oficinas Temáticas, no dia 15 de março, continuarão na Escola de Administração Fazendária (Esaf), localizada na Rodovia DF 001, Km 27,4 - SHIS - Lago Sul -Brasília/DF.

Para mais informações, acesse o link: http://www.cgu.gov.br/sobre/institucional/eventos/2017/semana-de-ouvidoria-e-acesso-a-Informacao

FNOU

Edital de Chamada nº 01/2017 (Complementar ao Edital nº 02/2016)


A Comissão Organizadora do livro com título provisório “Ouvidoria Universitária e seus desafios”, nas pessoas do Ouvidor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Arnaldo Podestá Júnior, da Ouvidora da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, e do Ouvidor do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM, Alan Santos de Oliveira, torna pública a chamada de abertura de edital conjunto para publicação de livro sobre Ouvidoria. O objetivo é reunir artigos inéditos, escritos por ouvidores integrantes do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU e autores relacionados à área de Ouvidoria Universitária e Ouvidoria de Hospitais Universitários. Neste sentido, a Comissão Organizadora convida os interessados a enviarem propostas de textos para o endereço eletrônico livro.edital@gmail.com até às 23h59min do dia 15 de janeiro de 2017. Os trabalhos devem estar redigidos de acordo com as orientações apresentadas no Edital 01/2017.

Para acessar o Edital 02/2016, clique aqui.

FNOU

Semana de Ouvidoria e Acesso a Informação


A Ouvidoria-Geral da União (OGU), em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA), com a Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e com a Rede de Transparência e Acesso à Informação (RTA), promoverá a Semana de Ouvidoria e Acesso à Informação, no período de 13 a 15 de setembro, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. O evento promoverá diversas atividades com o objetivo de ampliar o conhecimento e a discussão de assuntos relativos ao trabalho das Ouvidorias e de temas de acesso à informação na busca da melhoria contínua dos serviços prestados aos cidadãos.  Para obter mais informações sobre a Semana de Ouvidorias e Acesso à Informação, evento promovido pela OGU, acesse: http://www.cgu.gov.br/sobre/institucional/eventos/2016/semana-de-ouvidoria-e-acesso-a-Informacao

FNOU

II Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas debate os desafios da profissão


  • Por: Assessoria de Imprensa da Univ. de Passo Fundo
  • Fotos: Gelsoli Casagrande

  • A Universidade de Passo Fundo (UPF) sedia, ao longo desta sexta-feira, dia 24 de junho, o II Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas. O evento, que teve início pela manhã, na Faculdade de Educação (Faed), Campus I, reúne representantes de Ouvidorias de várias instituições de ensino superior, como URI, Ulbra, Unijuí, PUC, Feevale, Unisc, UCS, Centro Universitário Metodista, entre outras, com o propósito de trocar experiências e debater os desafios da profissão.

    A abertura do evento contou com a presença da Reitoria da UPF. A vice-reitora de Graduação Rosani Sgari e o vice-reitor Administrativo Agenor Dias de Meira Junior recepcionaram os participantes, desejando-lhes boas-vindas, e ressaltaram a importância da Ouvidoria da Universidade. A vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin, mencionou o quão fundamental é, para as instituições, contarem com a Ouvidoria e com o qualificado trabalho dos ouvidores. “São espaços de comunicação entre alunos, professores, funcionários e comunidade. Consideramos as Ouvidorias um importante instrumento de análise dos processos que ocorrem na Universidade, e, por isso, promover momentos de encontro como este, entre os ouvidores, que trazem consigo grandes experiências e um vasto conteúdo, contribuindo com a melhoria da qualidade de ensino, é essencial”, disse. Logo após, os presentes acompanharam duas palestras. A primeira proferida pela ouvidora da Unijuí, professora Laura Sccheren Dalpiaz, sobre o tema “O papel do ouvidor e os desafios da função”, e a segunda proferida pelo professor da UPF Altair Fávero, a respeito da temática “A relação pedagógica no contexto da educação superior”.

    Programação


    As atividades do Encontro seguem durante a tarde. Estão previstos debates e uma visita ao Campus. Segundo a ouvidora da UPF, professora Maria Aparecida Tagliari Estacia, o evento também visa fortalecer o setor. “As Ouvidorias são um importante canal de comunicação das universidades. Vamos discutir questões referentes ao trabalho do profissional e trocar conhecimentos”, contou.

FNOU

XVI Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU


Informamos a abertura das inscrições para o XVI Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU, à realizar-se de 10 a 12 de Agosto de 2016. O XVI Encontro do FNOU será realizado no Auditório Centro Universitário UNA – BH (Campus João Pinheiro II - Av. João Pinheiro, 580 - Centro – Cep: 30130-180 – Belo Horizonte – MG).


A inscrição para participação no evento é gratuita e a entrega de Certificados de Participação está condicionada à assinatura das listas de presença durante os 3 (três) dias de evento.


A programação completa do evento pode ser acessada por meio deste link (http://fnou.com.br/site/assets/documentos/Programacao-FNOU-2016.pdf)


As inscrições do XVI Encontro estão abertas pela aba Eventos.

FNOU

I PRÊMIO FNOU DE PRÁTICAS INOVADORAS EM OUVIDORIAS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E HOSPITAIS UN


Para saber mais informações sobre este concurso, acesse o edital no site do FNOU (http://fnou.com.br/site/assets/documentos/Edital-I-Premio-Fnou.pdf).

FNOU

Curso de Certificação para Ouvidores


Proporcionar o aprofundamento do referencial teórico para o exercício e desenvolvimento da função de Ouvidor na Rede de Ouvidorias do Poder Executivo Estadual, Privado e demais interessados.
Link da programação e informações abaixo.
Informações

FNOU

30º Curso de capacitação e certificação em Ouvidoria


30º Curso de capacitação e certificação em Ouvidoria
Com módulo para o Setor de Educação
Data: 7 a 9 de junho de 2016
Local: Florianópolis

FNOU

30º Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria


Estão abertas as inscrições para o 30º Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, a ser realizado no período de 7 a 9 de junho de 2016 em Florianópolis (SC), o qual terá um módulo dedicado às Ouvidorias do Setor de Educação.
Para mais informações e inscrições acessar o link:
http://www.omd.com.br/cursos/inscricoes/30-curso-de-capacitacao-e-certificacao-em-ouvidoria/

FNOU

II Seminário Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública


No próximo dia 4 de novembro, especialistas de todo o País estarão reunidos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, para participar da segunda edição do Seminário Estado, Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública, promovido pelo CNASP, pelo PROIFES - Federação, pela ADUFRGS - Sindical e pelo Sindiedutec, além de outras 19 entidades preocupadas com esta prática de violência psicológica no setor público.

O Evento, que debaterá o exercício do poder pelos agentes públicos em todas suas esferas, bem como as consequências desse abuso nas relações entre as pessoas, visa contribuir para a formação e capacitação de estudantes, servidores, gestores públicos, dirigentes sindicais e profissionais das áreas jurídica e de saúde, para o enfrentamento de situações de assédio.

A primeira edição do seminário ocorreu em março deste ano em Curitiba e resultou na publicação de um livro colaborativo e multidisciplinar reunindo artigos de especialistas, palestrantes do evento e convidados - sob a perspectiva do Direito, da Psicologia e da Sociologia. A obra está disponibilizada gratuitamente em formato eletrônico no site do evento www.seminarioassediomoral.com.br

As inscrições gratuitas deverão ser feitas até o dia 02 de novembro pelo endereço www.seminarioassediomoral.com.br

O Seminário é válido como Curso de Extensão e capacitação de técnicos e docentes de Instituições Federais de Ensino. Para emissão do certificado de presença, os interessados devem pagar uma taxa de R$ 4,00.

FNOU

1º ENCONTRO DE OUVIDORES UNIVERSITÁRIOS DA REGIÃO CENTRO OESTE


O Fórum de Nacional de Ouvidores Universitários/FNOU por meio de sua Vice-presidência para a Região Centro Oeste, realizou o 1º Encontro de Ouvidores Universitários da região supracitada, nos dias 21 e 22 de maio de 2015, no Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA.

O evento foi antecedido com ampla divulgação a partir do dia 17 de março por meio de mensagens telefônicas, e-mails e cartazes impressos e virtuais. A organização contou com as participações diretas da presidência nacional do FNOU por meio do Prof. Alan Santos e do Vice-presidente para a Região Centro Oeste Prof. Roberto Alves e o apoio logístico e financeiro da Associação Educativa Evangélica e o Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA.

Participaram ouvidores das cidades de Goianésia, Anápolis e Goiânia, capital de Goiás, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, Brasília, capital do Distrito Federal. Foram representadas 10 instituições de Ensino Superior (IES) e 2 instituições de atuação em programas sociais, na condição de convidadas. A palestra de abertura contou com 132 participantes entre eles:
O Magnifico Reitor do Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA Dr. Carlos Hassel Mendes que destacou a importância do evento na região, a instituição da Ouvidoria na UniEVANGÉLICA em 2005, o acesso e participação do Ouvidor Geral em todos os departamentos e cursos da instituição, a garantia de acento em todos os colegiados inclusive o Conselho Acadêmico Superior/CAS e Comissão Própria de Avaliação/CPA. Destacou ainda a postura ética do Ouvidor, professor Roberto Alves, que desenvolve bom relacionamento com os diretores, docentes, discentes e colaboradores da instituição o que contribui para uma boa atuação da Ouvidoria na UniEVANGÉLICA.

O Dr. Paulo Marcello Fonseca Marques - Coordenador da Ouvidoria Geral da União/OGU e doutorando na Universidade Federal do Rio Grande, FURG, destacou em sua palestra o histórico das ouvidorias e suas importâncias no fortalecimento da democracia, do espaço para diálogo e participação da sociedade. Dr. Paulo distribuiu aos participantes cartilhas da OGU que orientam sobre o atendimento e o acesso dos cidadãos às Ouvidorias Públicas.

Participaram na condição de convidados o Ouvidor Geral do Município de Anápolis Dr. Castro Alves e o Promotor de Justiça da 9ª Promotoria de Anápolis, Dr. Marcelo Henrique dos Santos.

Foi aplicado instrumento de avaliação que apontou noventa porcento de satisfação com o evento e cem porcento de interesse em se filiarem ao FNOU.

Participantes (em números)

Técnicos Administrativos de IES: 02
Diretores de Cursos: 05
Coordenadores Pedagógicos / Empresa Junior: 02
Professores: 07
Discentes: 102
Ouvidores de diretórios acadêmicos da UniEVANGÉLICA: 04
Ouvidores de instituições de ensino superior: 10
Total de participantes: 132

Instituições participantes:

  • Centro Universitário de Anápolis/UniEVANGÉLICA
  • Faculdade Raízes
  • Universidade Católica Dom Bosco-UCDB / Campo Grande - MS
  • Faculdade Católica de Anápolis
  • Instituto de Pós-graduação e Graduação/IPOG – Goiânia/GO
  • Faculdade Padrão – Goiânia/GO
  • Faculdade Alves Faria/ALFA - Goiânia/GO
  • Universidade Estatual de Goiás/UEG
  • Universidade de Brasília/UnBFaculdade Evangélica de Goianésia-GO

FNOU
FNOU
FNOU
FNOU
FNOU

I Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas


Durante a sexta-feira, 29 de maio, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) sediou o I Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas. O principal objetivo da iniciativa foi proporcionar um espaço de troca de experiências e de diálogo entre os ouvidores das instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul.

Segundo a ouvidora geral da Unisc, Ana Claudia de Almeida Pfaffenseller, os planos são de que os próximos encontros aconteçam cada um em uma instituição diferente. “Assim poderemos conhecer mais as Universidades, suas estruturas”, explicou. Conforme ela, a ideia da criação do evento surgiu no ano passado, durante o Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU), do qual Ana Claudia é a vice-presidente para a Região Sul. “Lá, os ouvidores gaúchos pediram que fizéssemos encontros mais regionais e não somente o encontro nacional, com o intuito de que assim pudéssemos nos auxiliar mutuamente no que se refere às nossas práticas”, relatou.

Abrindo os trabalhos no início da manhã, a chefe de gabinete da Reitoria da Unisc, Carla Lavínia Pacheco, representando a reitora, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, saudou os presentes e salientou a satisfação da Universidade em receber o evento. “Estamos muito contentes em termos aceitado a proposta e esperamos que esse seja o primeiro de muitos encontros. Faz parte da nossa responsabilidade promover espaços para a melhora da qualidade de ensino”, ressaltou.

A ouvidora geral da Universidade de Passo fundo (UPF), Maria Aparecida Tagliari Estacia, destacou a importância do espaço que permite trocar experiências, bem como repensar esse setor que acumula tamanha importância. “A ouvidoria abre mais um canal de comunicação dentro das instituições de ensino. É necessário ouvir os anseios de todos os públicos que compõe as instituições, no sentido de possibilitar a sua participação de forma democrática a fim de promover um feedback para a gestão. Trata-se de um canal acima de tudo educativo”, afirmou.

FNOU
FNOU

26º CAPACITAÇÃO E CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA


17 a 19 de março de 2015
Florianópolis - SC
[ + ] Faça agora a INSCRIÇÃO e garanta sua vaga
[ + ] Veja a PROGRAMAÇÃO com todos os horários
[ + ] Conheça o currículo resumido dos MINISTRANTES
[ + ] Confira as opções de HOTÉIS durante o evento
[ + ] Consulte as opções para realização das VISITAS TÉCNICAS
[ + ] Baixe as INFORMAÇÕES COMPLETAS do evento (arquivo em PDF)

A Associação Brasileira de Ouvidores - Secção Santa Catarina - e a OMD Soluções para Ouvidorias promovem de 17 a 19 de março de 2015 a vigésima sexta edição da Capacitação e Certificação em Ouvidoria, em Florianópolis (SC).

O evento visa atender as necessidades apresentadas por profissionais atuantes em serviços de Ouvidoria de instituições públicas e privadas. Aborda, sobretudo, assuntos pertinentes ao dia-a-dia com o objetivo de preparar o Ouvidor e sua equipe para os desafios no desempenho desta função.

Esta edição contempla ainda o inédito módulo para certificação de ouvidorias do Setor de Educação, em parceria com o Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU). Este módulo opcional será aplicado no primeiro dia com o objetivo debater as especificidades na atuação das Ouvidorias em todo ciclo de formação educacional, incluindo as instituições de ensino fundamental, médio e superior dos segmentos público e privado e também os hospitais universitários.

Profissionais de diversos segmentos já participaram desta capacitação, incluindo as áreas da saúde, segurança, educação, conselhos profissionais, agências reguladoras, concessionárias, administração pública federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e Ministério Público, entre outros. O evento também é dirigido às seguradoras, entidades de previdência complementar e sociedades de capitalização, regulamentadas pela Resolução CNSP nº 279/2013; às operadoras de planos privados de assistência à saúde, regulamentadas pela Resolução ANS nº 323/2013; às concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica, regulamentadas pela Resolução Normativa ANEEL nº 470/2011, bem como, às instituições financeiras que por determinação da Resolução BACEN nº 3.849/2010 devem adotar providências para que todos os integrantes da Ouvidoria sejam considerados aptos em exame de certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.

Alguns diferenciais:

Equipe de ministrantes constituída por especialistas, mestres e doutores com formação específica nas áreas de conhecimento objeto da capacitação.

Conformidade com o Regulamento para Capacitação e Certificação em Ouvidorias Públicas e Privadas da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional).

Certificados expedidos e registrados pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO/SC) e OMD Soluções para Ouvidorias, entidades de reconhecida capacidade técnica e atuação exclusiva na área de Ouvidoria.

Mais de 10 anos de experiência na área, com milhares de profissionais das áreas pública e privada de todos os estados do país já certificados em Ouvidoria.

Realização de exame de recuperação para os participantes que não obtiverem nota mínima de aproveitamento compatível com a certificação.

Visitas técnicas em Ouvidorias vinculadas à ABO/SC para compartilhamento de experiências, podendo ser agendadas antes ou após o evento.

Mais informações:

OMD Soluções para Ouvidorias

Fone/fax: (48) 4009-3800

E-mail: omd@omd.com.br

Site: www.omd.com.br

FNOU

CURSO DE ATUALIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO EM OUVIDORIA


9 a 11 de dezembro de 2014

Florianópolis - SC


[ + ] Faça agora a INSCRIÇÃO e garanta sua vaga

[ + ] Veja a PROGRAMAÇÃO com todos os horários

[ + ] Conheça o currículo resumido dos MINISTRANTES

[ + ] Confira as opções de HOSPEDAGEM durante o evento

[ + ] Consulte as opções para realização das VISITAS TÉCNICAS

[ + ] Baixe as INFORMAÇÕES COMPLETAS do evento (arquivo em PDF)

A Associação Brasileira de Ouvidores - Secção Santa Catarina - e a OMD Soluções para Ouvidorias promovem de 9 a 11 de dezembro de 2014 o inédito Curso de Atualização e Certificação em Ouvidoria, em Florianópolis (SC).

O curso visa atualizar o conhecimento sobre os principais temas relacionados à Ouvidoria e renovar por um período de 60 meses a certificação de profissionais atuantes em serviços de Ouvidoria de instituições públicas e privadas.

Dirigido aos diversos segmentos de atuação das Ouvidorias, incluindo as áreas da saúde, segurança, educação, conselhos profissionais, agências reguladoras, concessionárias, administração pública federal, estadual e municipal dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e Ministério Público, entre outros, o evento também é voltado às seguradoras, entidades de previdência complementar e sociedades de capitalização, regulamentadas pela Resolução CNSP nº 279/2013; às operadoras de planos privados de assistência à saúde, regulamentadas pela Resolução ANS nº 323/2013;bem como, às instituições financeiras que por determinação da Resolução BACEN nº 3.849/2010 devem adotar providências para que todos os integrantes da Ouvidoria sejam considerados aptos em exame de certificação organizado por entidade de reconhecida capacidade técnica.

DIFERENCIAIS

Equipe de ministrantes constituída por especialistas, mestres e doutores com formação específica nas áreas de conhecimento objeto do curso.
Conformidade com o Regulamento para Capacitação e Certificação em Ouvidorias Públicas e Privadas da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional). Certificados expedidos e registrados pela Associação Brasileira de Ouvidores (ABO/SC) e OMD Soluções para Ouvidorias, entidades de reconhecida capacidade técnica e atuação exclusiva na área de Ouvidoria.

Mais de 10 anos de experiência na área, com milhares de profissionais das áreas pública e privada de todos os estados do país já certificados em Ouvidoria.

Realização de exame de recuperação para os participantes que não obtiverem nota mínima de aproveitamento compatível com a certificação.
Visitas técnicas em Ouvidorias vinculadas à ABO/SC para compartilhamento de experiências, podendo ser agendadas antes ou após o curso.

OBJETIVOS

Aprofundar os conhecimentos para o exercício da atividade de Ouvidoria.

Promover a atualização periódica dos conhecimentos dos integrantes da Ouvidoria, de acordo com as normas do BACEN.

Realizar exame de atualização para convalidar a certificação obtida, de acordo com o Regulamento para Capacitação e Certificação em Ouvidorias Públicas e Privadas da ABO Nacional.

FNOU

Informamos que estão abertas as inscrições para o XIV Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores


XIV Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários FNOU

Data do Evento:20 a 22/08/2014
Local:Campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC - Florianópolis – SC

As inscrições para participação no evento são gratuitas e deverão ser realizadas (até o dia 13/08/2014) através do site do FNOU.

Fazer Inscrição
Programação - Clique Aqui

FNOU

Comunicado


Estimados Colegas do FNOU,
Informamos aos Ouvidores integrantes do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU, que o nosso próximo encontro anual será realizado em Florianópolis – SC, no período de 20 a 22/08/2014.
As reuniões do XIV Encontro do FNOU ocorrerão no campus da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, situada no bairro trindade. Assim, por questões de mobilidade/deslocamento, recomendamos que as reservas/hospedagens sejam feitas em Hotéis situados no Bairro Trindade (recomendamos o Hotel Slaviero) ou em Hotéis situados no Bairro Centro (há vários hotéis, basta verificar junto ao seu agente de viagens ou pesquisar em sites como o www.decolar.com e no www.booking.com).
As reservas no Hotel Slaviero (que fica próximo ao campus da UFSC) poderão ser realizadas pelo telefone (48) 3203 1000 ou pelo email: reservas.seft@slavierohoteis.com.br


Importante:
1. Em breve, serão disponibilizadas aqui no site do FNOU (www.fnou.com.br) a PROGRAMAÇÃO e as FICHAS DE INSCRIÇÃO.
2. As reservas e os custeios relativos à participação no evento (passagens, hospedagem e alimentação) são de inteira responsabilidade de cada participante.
Um grande abraço e até breve!

Prof. Ms. Alan Santos
Presidente - FNOU

FNOU

16 de Março – Dia do Ouvidor - Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU


O FNOU parabeniza todos os ouvidores, ex-ouvidores, colaboradores e profissionais de Ouvidorias por esta data, por esta conquista!

Neste dia - tão importante como os outros que integram o cotidiano desse profissional – vale ressaltar a sua atuação pautada sempre na dedicação, na seriedade e na competência, promovendo a cidadania e fortalecendo a democracia.

Parabéns Ouvidor!

FNOU

Brasília sedia Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas


Fonte: http://www.cgu.gov.br/Imprensa/Noticias/2014/noticia01314.asp

A Ouvidoria-Geral da União (OGU), órgão ligado a Controladoria-Geral da União (CGU), promove, em Brasília, entre os dias 18 e 20 de março, no auditório do Banco Central, o Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas. O objetivo é reunir ouvidores, servidores públicos, trabalhadores, acadêmicos e organizações da sociedade civil para discutir assuntos relevantes e atuais relativos à área de ouvidoria.

Durante o encontro, cerca de 300 participantes debaterão assuntos como a criação de projeto de lei que regulamente a atividade de ouvidoria; diálogo sobre temas relevantes e atuais relacionados à atividade de ouvidoria, tais como proteção ao denunciante, Lei de Acesso à Informação, mediação, dentre outros.

Para alcançar os objetivos pretendidos com as discussões, o Fórum contará também com a participação de representantes de Organizações Não Governamentais, Defensoria Pública, Conselho Nacional de Controle Interno, entre outros, que poderão colaborar para a definição de temas relevantes do projeto de Lei.

O encontro será organizado pela CGU em parceria com a Associação Nacional de Ouvidores Públicos (ANOP), a Associação Brasileira das Ouvidorias (ABO) e a Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (ABRAREC). O evento conta ainda com o apoio da Petrobras e do Banco Central.

A programação do evento está disponível no seguinte endereço:
http://www.cgu.gov.br/Eventos/2014_Forum_Ouvidorias/programacao.pdf

Inscrições
As inscrições para o Fórum de Ouvidorias Públicas e Privadas são gratuitas e podem ser feitas no período de 17 de fevereiro a 12 de março, ou até o preenchimento das vagas oferecidas.

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida pelo e-mail cgouv@cgu.gov.br ou pelo telefone (61) 2020-6923.

Assessoria de Comunicação Social - CGU

FNOU

Reportagem Folha da Cidade - FNOU


Reportagem Publicada Folha da Cidade http://www.fnou.com.br/noticia/reportagem.pdf

FNOU

Informamos que estão abertas as inscrições para o XIII Encontro do Fórum Nacional


XIII Encontro/2013 - Fórum Nacional de Ouvidores Universitários - FNOU Informamos que estão abertas as inscrições para o XIII Encontro do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários – FNOU. O encontro será realizado no período de 13 a 15 de novembro de 2013, em Recife – PE. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 06/11/2013. O evento acontecerá: Local: Hotel Jangadeiro Endereço: Av. Boa Viagem, 3114 - Boa Viagem - Recife-PE - Brasil Telefones: (81) 3086.5050 / 3465.3544 Fax: (81) 3086.5051 / 3466.5786 Email: falecom@jangadeirohotel.com.br Site: www.jangadeirohotel.com.br Dentre as atividades estão previstas palestras, oficinas, debates, mesas redondas, noite de homenagens e atividades culturais. Este evento está sendo realizado em parceria com a Universidade de Pernambuco - UPE e, mais uma vez, com o apoio da OMD - Soluções para Ouvidorias.

FNOU